segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Nanotecnologia I - Seminário I


Resumo

 A exposição ocupacional ao pó de sílica aumentou o risco possível de variedades de patologias. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade protetora do extrato etanólico das raízes de Glycyrrhiza glabra contra toxicidade de nanopartículas de sílica em ratos. Foram administradas doses de 500 e 1000 mg/kg de G. glabra, p.o. (do latim per os [pela boca]), durante 07 dias. Foram administrados 50 mg/kg de SiO2 (dióxido de silício)  intraperitonealmente durante 6 semanas. A exposição à sílica produziu alterações respiratórias e ​​bioquímicas, incluindo ALT (alanina aminotransferase), AST (aspartato aminotransferase), albumina[F1] , ureia, ácido úrico, creatinina, catalase, LPO[F2]  e GSH[F3] . Os tratamentos com extrato de G. glabra melhoraram significativamente a capacidade antioxidante do grupo de controle. Trabalhadores das minas de pedra na região de Gwalior (284 Km da Capital Nova Délhi), expostos à poeira de sílica apresentaram maior prevalência de tosse, chiado e falta de ar. Foi, também, observado um aumento do nível sorológico [F4] ACE (Serum Angiotensin Converting Enzyme) [F5] no grupo exposto à sílica. É de imensa necessidade monitorar este problema para  melhoria da saúde dos trabalhadores.

Palavras-chave:      Dióxido de Silício




 [F1]A albumina é a proteína principal do plasma que circula na corrente sanguínea. Ela está envolvida na eliminação de radicais livres de oxigénio.
 [F2]Peroxidação lipídica ou lipoperoxidação. (LPO). Ação dos radicais livres sobre os lipídios insaturados das membranas celulares levando à destruição de sua estrutura.
 [F3]Forma reduzida de Glutationa: um antioxidante hidrossolúvel, reconhecido como o tiol não proteico mais importante nos sistemas vivos. Trata-se de um tripéptido linear, constituído por três aminoácidos: ácido glutâmico, cisteína e glicina,
 [F4]Termo usado por profissionais de saúde para se referir a quantidade de uma determinada substância no sangue. A palavra sérico é sinônimo de plasmático.
 [F5]Enzima Conversora da Angiotensina. Ajuda a diagnosticar e monitorar a sarcoidose ou Doença de Besnier-Boeck que caracteriza-se pela aparição de granulomas não-caseosos (pequenos nódulos inflamatórios) nos órgãos. Outras patologias em que pode haver aumento de ACE: lepra, Mieloma, Doença de Gaucher, Amiloidose, Histoplasmose aguda, Hipertiroidismo, Cirrose alcoólica, Hiperparatiroidismo, Cirrose biliar primária, Hipercalcemia Oncogênica, Tuberculose Miliar, Doenças do endotélio capilar pulmonar, Sindrome de Melkersson-Rosenthal (granulomas "Sarcoide-like")
 
 [F6]A catalase (formalmente denominada hidroperoxidase) é uma enzima intracelular, encontrada na maioria dos organismos, que decompõe o peróxido de hidrogênio (H2O2) que é uma substância tóxica para as células.
 [F7]O alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) é um arbusto perene encontrado nas zonas temperadas com longas raízes e rizomas cilíndricos e ramificados. São estas partes da planta que são usadas medicinalmente.
A raíz do alcaçuz é amplamente usada na medicina, tendo sido popular nas culturas Ocidentais e Orientais por vários milhares de anos. O maior componente activo do Alcaçuz é a Glicirrizina (ou ácido Glicirrízico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário