domingo, 16 de setembro de 2012

Resumo seminário de Nanotecnologia I (artigo: Estudo primeiros princípios de adsorção de lítio em um sistema de nanotubos de carbono fulereno hibrido)


Estudo primeiros princípios de adsorção de lítio em um sistema de nanotubos de carbono fulereno hibrido

Foi feita uma investigação entre nanotubos de carbono de parede simples (NTCPS) e fulerenos (C60) combinados com o lítio (Li) que possui uma alta energia de adsorção no sistema hibrido NTC-C60 ao que parece ser maior do que os NTCPS puro. Nesse sistema NTCPS-C60 há uma baixa possibilidade de formação de cluster já que a ligação Li-Li é menos favorável do que a adsorção de Li no sistema NTC-C60 .
Os ânodos de carbono (C) de grafite são muito estudados para aplicação da bateria de íons de Li, pois são muito seguros e eficientes no ciclo de emissão. Para melhorar a capacidade de adsorção do Li os eletrodos a base de C tem sido considerados como candidatos promissores devido as suas excelentes propriedades elétricas e mecânicas bem como a sua vasta área de superfície. A escolha de um novo sistema hibridado consiste em NTCPS metálico e C60 semicondutor para melhorar o desempenho em relação a adsorção de Li sem adotar processos deteriorados bem como a obtenção de melhores propriedades eletroquímicas. Além de investigar as propriedades eletrônicas do sistema de NTC-C60 hibridizado será útil porque essa forma de sistema misto pode ser produzido involuntariamente no meio de processos tais como peapod e nanobuds.
Esse sistema faz uso de C60 como aceitador de elétrons a partir do uso se Li e NTC como canal de transporte de carga ao longo do eletrodo. Foram usados no estudo os primeiros princípios de métodos computacionais especificamente a teoria funcional da densidade, método mais eficiente para cálculo das propriedades eletrônicas e estruturais do estado fundamental. Este método foi usado para investigar as características eletroquímicas, tais como a capacidade de adsorção e transferência de carga do sistema hibrido NTC-C60. O sistema escolhido consiste em um tubo metálico, porque o interesse do estudo é a capacidade de condução de elétrons de NTC metálico para a aplicação de eletrodo de Li. Os nanotubos de carbono de parede simples metálico foi selecionado, pois é útil para determinar as propriedades eletrônicas de várias configurações que contém diversos átomos de Li.
A energia de adsorção e as propriedades eletrônicas do sistema NTC-C60 foram comparados com os metálicos puros (5,5) NTC e o C60 cúbica de face centrada e estrutura cristalina.
A geometria do sistema NTC-C60 hibrido foi totalmente otimizado antes de adicionar os átomos de Li nele. Nessas estruturas de banda os níveis d Fermi são deslocados para de localizado em 0 eV.
As estruturas de banda do sistema são semelhantes a do sistema de peapod, uma vez que ambos os sistemas consistem em NTC e C60 resultando em algumas transferências de carga, no entanto a extensão da hibridização é menor nos NTC-C60 sistema hibrido que na peapod devido a fraca interação entre cada um dos componentes no sistema anterior.
A adsorção de Li em várias posições sobre o sistema NTC-C60 hibrido mostram que o átomo de Li é adsorvido na lateral no NTC (sistema hibrido) e C60 (C60 hibrido) respectivamente. O estudo mostra que a quantidade de transferência de carga em adsorção de Li@NTC hibrido é maior do que no sistema de NTCPS puro o que era esperado uma vez que o sistema hibrido tem uma afinidade maior por elétrons, devido a presença de C60 em relação ao NTCPS puro. A energia de adsorção de Li é calculado como -1.802 eV para o NTC@hibrido e -2.110 eV para o C60@ hibrido que é maior que os NTCPS puro que é -1.720 eV. Este resultado demonstra que a capacidade do sistema hibrido é superior aos NTCPS puro.
Subsequentemente a este primeiro átomo de Li é adicionado um outro átomo perto do local adsorção do primeiro átomo de Li a fim de investigar o mecanismo de adsorção de Li no sitema hibrido, os átomos de Li permanecem como um átomo individual isolado adsorvido uma vez que a energia de ligação Li-C é maior do que a energia de ligação Li-Li. A energia de adsorção do segundo átomo de Lié calculado como -1.864 eV (o local NN do sítio pentagonal) para o sítio hexagonal e -2.312 eV para o sìtio pentagonal ( o local NNN do sítio) ao que parece indicar que a adsorção de Li terá lugar usando o sítio NNN do pentagono para C60. O ponto mais visível destas estruturas de banda é a de que a energia disponível nas bandas em torno do nível de Fermi esta significativamente aumentada no sistema de NTC- C60 o que implica que a adsorção de li melhora com o caráter metálico do sistema. Esse reforço do caráter metálico poderia aumentar a propriedade de transporte de elétrons.
Embora se verifique que esse sistema hibrido retém as características dos seus componentes, tais como o NTC e o C60 na estrutura eletrônica, observou-se as cargas são transferidas do NTC para o C60 tornando o NTC de carga positiva (0,0955e) e o C60 carregado negativamente (-0,0955e).
Como consequência a energia de adsorção do Li no sistema hibrido é maior do que no NTCPS puro e menor do que no C60 puro. Além disso uma vez que que estas energias de adsorção são sempre maiores do que a energia de ligação Li-Li é termodinamicamente provável que os atomos de Li não formem aglomerados, a menos que todos os sítios disponíveis sejam ocupados por átomos de Li.
Concui-se que este novo NTC- C60 material hibrido deverá melhorar as propriedades eletroquímicas para NTC puro através dos recursos avançados da adsorção do Li.

Alessandra Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário