domingo, 9 de setembro de 2012


Atividade 02
Nádia Dumke


1-     Explique o processo de funcionamento das lâmpadas fluorescentes e incandescentes?

As lâmpadas incandescentes é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica. Quando se aciona um interruptor, a corrente elétricas passa pela lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

As lâmpadas fluorescentes funcionam de modo semelhante aos tubos de descarga de gás néon, possuem um par de eletrodos em cada extremo. O tubo de vidro é coberto com um material à base de fósforo. Este, quando excitado com radiação ultravioleta gerada pela ionização dos gases, produz luz visível. A intensidade de corrente elétrica que passa através dos gases de baixa pressão emite grande quantidade de radiação U.V. no comprimento de onda de emissão do vapor de mercúrio. Esta é convertida em luz visível pela camada de fósforo que, dependendo da mistura aplicada, dará a tonalidade da coloração emitida.

2-     Qual a importância da evolução dos modelos atômicos?

Os modelos atômicos desde a antiguidade tem o objetivo de auxiliar na compreensão da estrutura da matéria e suas propriedades.a evolução dos modelos e a melhor compreensão da estrutura atômica e das interações entre os átomos oportuniza a exploração da matéria e a manipulação de suas propriedades, deste modo, podemos dizer que a Nanociência  e Nanotecnologia  só existem em função das descobertas decorrentes da evolução dos modelos atômicos.


3-     Como vocês já devem ter observado o universo em que vivemos é colorido. O que define essas cores?

A luz é uma  radiação eletromagnética onde um intervalo é visível ao olho humano, este espectro se situa entre a radiação ultravioleta e a radiação infravermelha. A cor está relacionada á frequência da onda eletromagnética. As cores que observamos nos objetos  ao nosso redor é resultado da reflexão da luz na superfície dos objetos e corpos. Visto que os raios de luz incidentes no objeto são provenientes de uma fonte de luz, a mesma possui diversas cores que a compõe, ou seja, os raios incidentes possuem todas as cores que possamos imaginar. Acontece que cada objeto reage de uma maneira a esse feixe de luz, de forma a receber a maioria das cores e refletir (não absorve) uma única cor. Essa cor não absorvida é a cor que vemos o objeto!

4-     Explique o que são nanopartículas supermagnéticas?

Partículas Supermagnéticas são aquelas que apresentam monodomínio com anisotropia uniaxial, onde a alta temperatura promove a reversão do momento da partícula, que fica desbloqueado, o que resulta num momento magnético muito maior.

Um comentário: