domingo, 9 de setembro de 2012

Resposta as arguições.


Resposta às questões.

01) Explique o processo de funcionamento das lâmpadas fluorescentes e incandescentes.

A lâmpada incandescente tem, como principio básico, a transformação de energia elétrica em calor, ou seja, a corrente elétrica no circuito gera cerca de 80 a 90 por cento de calor e o restante de luz, devido ao aquecimento do resistor. 
No que se refere às lâmpadas fluorescentes, temos um processo de decaimento. Quando em funcionamento, os elétrons que constituem o sal de fósforo (pó branco no interior das lâmpadas) é exitado, os elétrons fazem saltos para níveis energéticos distintos e quando decaem emitem fótons de comprimentos de onda diferentes, o que implica em cores diferentes. Como a união de todas as cores do espectro acarreta no branco, visualizamos o branco nestas lâmpadas.

02) Qual a importância da evolução dos modelos atômicos?


Um modelo científico é usado com o objetivo explicar determinado fenômeno ou evento.
No que se refere aos modelos atômicos, que foram pensados e apresentados como tentativa de explicar a constituição da matéria. Desde o primeiro modelo atômico que supunha entre outras coisas, que o átomo seria uma estrutura indivisível e que constituía a menor porção de matéria existente, as propostas de modelos foram sendo aprimoradas.
Mas o que deve ter o novo modelo atômico para substituir o anterior? Deve sempre explicar  “o fato” mais, melhor e com menos erros que o anterior. Se esta condição for respeitada o velho modelo é abandonado e usa-se o novo. Este passa a ser irrefutável por decisão provisória. 


03) Como vocês já devem ter observado o universo em que vivemos é colorido. O que define essas cores?

A definição de cores está baseada no comprimento de onda refletido. Exemplificando temos: Se o corpo for branco é porque reflete todos os comprimentos de onda, se for preto, absorve todos; se for de colorido, sempre refletirá a cor que vemos e as demais serão absorvidas.

04) Explique o que são nanopartículas superparamagnéticas.

As nanopartículas magnéticas possuem uma característica particular de serem "manipuladas" individualmente, sendo desda forma definida como um monodominio magnético. Um partícula superparamagnética fica magnetizada na presença de um campo externo e se este campo deixar de existir, esta partícula não "guarda" resíduo de magnetização. Essa vantagem permite sua utilização em variadas possibilidades, desde tratamentos médicos até descontaminações. 

Anderson Ellwanger

Um comentário: